A mordida aberta pode ser definida como uma ausência no contato vertical normal entre os dentes superiores e inferiores, podendo ser encontrada em uma região limitada (anterior ou posterior) ou, mais raramente, em todo o arco dentário. Se essa falta de contato entre os dentes superiores e inferiores é localizada na região anterior (incisivos e caninos), podemos denominar essa má oclusão de mordida aberta anterior (MAA); se esta ausência se encontra na região dos dentes posteriores, é chamada de mordida aberta posterior.

Esse tipo de má oclusão é causada por diversos fatores, sendo os mais comuns: hábito de sucção de dedo ou chupeta.

Quando é detectada logo na dentição decídua (dentição de leite), podemos fazer uso da ortodontia interceptativa para remoção desses hábitos, mas antes, podemos usar o auxílio dos pais e, também ajuda de psicólogos, para remover a causa sem necessidade de aparelho.

Quando não detectada logo na primeira infância, essa má oclusão se perpetuará pela dentição permanente, sendo mais longo e difícil o processo do tratamento, pois a contenção desse tipo de má oclusão é de difícil estabilização.

×

Olá!

É só tocar na imagem para falar comigo!

× Posso ajudar?